Respondendo a pergunta do título: Sim!
Na verdade o Xbox já é meio multiplataforma, a Microsoft é dona da Bethesda, Mojang, Activision, Blizzard e King, o que quer dizer que já são os publishers de algumas das maiores franquias da atualidade, com Diablo, Call of Duty e Minecraft sendo lançados em todas as plataformas.
Mas o que você quer saber é sobre os outros exclusivos do Xbox/PC não é? Pois hoje rolou o podcast do Xbox em vídeo com o Phil Spencer, Sarah Bond e Matt Booty falando mais sobre o que vai acontecer com a marca, e vou resumir os pontos principais:
Primeiro, 4 jogos exclusivos serão lançados no Playstation 5 e Nintendo Switch, eles não falam no vídeo mas os jogos são: Pentiment, Sea of Thieves, Hi Fi Rush e Grounded. A estratégia é testar a marca Xbox, expandir a base de usuários e atrair mais gente para o ecossistema deles.
Com dois jogos de comunidade a ideia é gerar mais grana, e dois jogos menores a ideia é mostrar que o Xbox tem diversos estilos de jogos, atraindo mais tração para os próximos lançamentos e possivelmente sequências.
Vão ter mais jogos? Sim, mas só daqui a pelo menos 1 ano, eles foram claros em dizer que nem Indiana Jones e nem Starfield serão lançados em outras plataformas em 2024, mas no futuro diversos jogos serão lançados nas plataformas concorrentes, porém não todos.
Ainda vão existir jogos exclusivos de Xbox/PC? Sim, os estúdios do Xbox vão continuar trabalhando em jogos exclusivos, porém alguns vão começar a ser lançados em outros lugares pelo menos com um ou dois anos depois do seu lançamento original, a estratégia é fazer o Xbox ser uma das maiores publishers do mercado.
Agora para algumas noticias rápidas:
- Todos os jogos dos estúdios Xbox continuarão a ser lançados no dia 1 no Xbox Game Pass;
- O Xbox Game Pass continuará sendo um serviço exclusivo do Xbox nos consoles e PC, mas também está disponível em dispositivos móveis e Smart TVs via nuvem;
- Os jogos da Activion Blizzard vão começar a ser lançados no serviço a partir de março;
- Diablo 4 será lançado no Game Pass dia 28 de março;
- Novo Xbox em desenvolvimento, com a promessa de ser "o maior salto geracional já visto";
- Um aparelho portátil do Xbox está em desenvolvimento, algo parecido com um Steam Deck;
- Nova leva de jogos exclusivos será apresentada em julho.