Que Mario?
Eu sei que o que eu vou falar agora parece não significar muita coisa, mas Super Mario Bros. o Filme é o melhor filme da Illumination... falei que não quer dizer muito? O estúdio é famoso por ter bilheterias gigantescas, mas também por cortar os custos com filmes bem medíocres. Felizmente a grana que a Nintendo colocou aqui foi bem usada.
É importante começar dizendo que Super Mario Bros. o Filme é para crianças, basicamente o mesmo público que enche as salas de 'Meu Malvado Favorito', ou 'Pets', porém também funciona muito bem para pais, mães, tios/as, primos/as ou irmãos mais velhos que cresceram tendo jogado algum console da Nintendo (seja fisicamente, ou por emulação).
Temos milhões de referencias a todo segundo, seja por áreas - como a ilha dos Yoshi ou a Rainbow Road -, lugares que referenciam outros jogos - como uma pizzaria do 'Punch Out' -, personagens específicos, - como um mano do "Wreking Crew" de NES, jogo que também é do Mario - , ou a própria trilha sonora, cada cena vai te fazer dar um pulinho na cadeira, tem versões orquestradas dos temas de todos os jogos principais, até de power ups, música de menu de console, enfim, esse é o público alvo do filme, e ele entrega o que pretende entregar.
O filme apresenta com perfeição o mundo do Super Mario numa versão cinematográfica, temos um "mundo real" que é bem cartunesco, com animais inteligentes, física de desenho animado, esse tipo de coisa, e o mundo da princesa Peach, que funciona com a mesma logica dos vídeo games, desde a física dos pulos, até plataformas voadoras pelo cenário. Os cenários são lindos, o que é novidade pra Illumination!
A única questão meia boca do filme é a historia, mas particularmente eu não achei ruim, temos Mario e Luigi tentando ganhar a vida com uma nova empresa, a família deles acha que são uns fracassados por terem largado um emprego fixo por um sonho, mas de repente eles são sugados para o Reino dos Cogumelos, e nesse mundo o temido vilão Bowser acabou de conquistar um item que vai dar a ele o poder necessário para dominar todo o seu mundo. Quando Mario e Luigi são separados, Mario se vê na necessidade de ajudar a princesa Peach a buscar o exercito dos Kongs para juntos enfrentar o Bowser e salvar tanto o Luigi quanto o resto do mundo.
A historia é simples, e desenvolvida a 120 km/h, o filme tem só 1 horinha e meia, e acontece muita coisa, tudo num ritmo frenético, mas não muito diferente de um Shrek da vida. As coisas vão sendo rapidamente apresentadas, e vão funcionar melhor pra quem já conhece coisas como Power Ups, ou o lore do Super Mario nos games, mas não é simplesmente jogado não, tudo alí tem uma explicação quando necessario, e quando só aparece (como uma cena com um casco azul de Mario Kart), tem um contexto alí que faz sentido para as cenas de ação.
A única parte que sofre com isso é o desenvolvimento dos personagens, o filme tem elementos dramáticos para todos os protagonistas, desde Mario e Luigi até a Peach e o Donkey Kong, o que eu acho importantíssimo para qualquer filme de comédia. Mas não tem dá muito tempo para desenvolver os arcos com conversas ou flashbacks, dando preferencia para sequências de ação e piadas, então as resoluções são bem corridas.
Mas no geral funciona, é um filme muito bem humorado, leve, pra família, assim como os jogos. Os personagens são todos muito carismáticos, o Toad, Donkey Kong são engraçados mas o Bowser é quem rouba a tela! O vilão é muito divertido, com motivações hilarias e sequências de ação excelentes, sem contar as cenas músicais, já que no original ele é interpretado pelo Jack Black, aqui ele canta e toca piano de formas muito legais, vale citar que a versão dublada ficou excelente também.
Enfim, Super Mario Bros. o Filme é via divertir muito suas crianças e sua criança interior - caso você goste da Nintendo - sendo mais uma excelente adaptação de video game para o cinema! Recomendo!
P.S: Quero parabenizar o filme por fazer uma coisa que eu adoro nos créditos, eu vi a versão dublada, que é muuuuito melhor que a original por conta do sotaque no Mario e no Luigi serem muito mais fieis a como os personagens falam nos jogos, e nos créditos finais, pelo menos na versão do cinema, temos os nomes dos dubladores aparecendo no lugar das vozes em inglês, acho muito bom quando isso acontece, deveria ser um padrão.