Uma das séries japonesas mais clássicas de RPG para PCs é Ys, desde o final dos anos 80 até hoje trazendo muita porradaria com o herói Adol Christin se metendo numa confusão atrás da outra e matando 5 milhões de monstros pra resolver diversas tretas.
Recentemente tivemos uma nova roupagem para a série, com Ys VIII: Lacrimosa of dana, e Ys IX: Monstrum Nox, colocando o personagem num ambiente 3D com exploração e combate frenético. A série tem vários altos e baixos na sua historia, mas esses últimos foram jogos muito bons, no momento ainda estou jogando o Monstrum Nox, mas a Falcom já deu algumas informações sobre o décimo jogo númerado da franquiam Nordics.
Por mais que seja o jogo número 10, Nordics vai se passar depois dos eventos de Ys I e II, e antes do III (seja lá qual versão do 3 eles estão usando aqui), com o herói com 17 anos, e dessa vez serão somente 2 personagens jogáveis, Adol e Carja Varta, uma guerreira poderosa com um machado. Nos últimos jogos tinhamos uma party inteira de personagens jogaveis, cada um com habilidades diferentes, a Falcom agora promete um combate mais profundo apenas com os 2 protagonistas.
O game contará com 2 modos de ação, o "Solo Mode", que é o tradicional visto em Ys 8 e 9, e "Combination Mode", que tem golpes mais fortes, porém exige mais tempo e é mais lento.
Uma grande novidade aqui são as embarcações, num esquema meio "Assassin's Creed 4", vamos poder finalmente controlar um navio, aproximadamente 20% do jogo será a exploração e combate na agua.
Estou bem ansioso pra jogar! Adoro o combate, a forma como a evolução dos ataques especiais funciona e o carisma do protagonista. É um jogo ótimo pra jogar ouvindo podcast também, enquanto está explorando as dungeons, e vale a pena jogar alguns dos antigos também, Ys I e II do Turbo Grafx CD é excelente, e as versões de PSP de Ys the Oath in Felgana e Ys Seven são muito divertidas.
Enfim, Ys X: Nordics será lançado ainda esse ano para Playstation 4/5 e Switch.