James Gunn e Peter Safran sao os novos manda chuvas da DC Studios, e agora estão definindo os futuros projetos da DC Comics nos cinemas, TV e video games. Gunn prometeu noticias sobre os seus projetos ainda em janeiro, e no último dia do mês (algo como dia 93 de janeiro de 2023) as noticias finalmente chegaram, e eu estou muito animado!
Veja o vídeo ou nosso resumão:
Primeiro começamos com a promessa de que agora todos os projetos serão conectados, se passando no mesmo universo, usando os mesmos atores seja em live action ou dublando animações com seus personagens.
Projetos já em produção que se passam fora do DCU "principal", deixarão bem claro pro público que são historias separadas da cronologia, ganhando agora o selo "Elseworlds" - termo já conhecido pros fãs dos quadrinhos, ou como eram chamados no Brasil, "Túnel do Tempo" - , esses serão os filmes do Coringa, o Batman do Vampiro que brilha e animações como Jovens Titãs em Ação, por exemplo.
O universo "zoneado", como eu gosto de chamar, que vem lá do Homem de Aço do Snyder até aqui, segue com os lançamentos de Shazam caraí 2, que se conecta com o Filme do Flash.
O filme do Flash vai realmente resetar o universo DC nos cinemas e na TV, e teremos em seguida o já anunciado filme do Besouro Azul, eu chuto que vai ser meio que o "Homem Aranha da DC".
Mas aparentemente não é no novo universo, já que, segundo James Gunn, os novos projetos deles chegam após o lançamento de Aquaman 2.
Após Aquaman 2 começa um plano de 8 a 10 anos de novos projetos mais interconectados em cinema, tv e jogos (os quadrinhos seguem seu universo tradicional criando novas historias pra levar pra midias mais lucrativas no futuro). A primeira parte do projeto é chamada de "God and Monsters" (Deuses e Monstros). Vamos então, finalmente, ao que foi anunciado:
Creature Commandos
Escrita pelo próprio James Gunn, será uma série animada, mas os personagens também farão parte do cannon dos cinemas no mesmo universo, inclusive com os mesmos atores que vão dublar eles aqui.
Nos quadrinhos, o Comando das Criaturas é uma equipe de super-humanos militares originalmente ambientada na Segunda Guerra Mundial. A equipe original foi apresentada em Weird War Tales #93 (novembro de 1980), criada por J. M. DeMatteis e Pat Broderick. A equipe era composta por um líder humano, um lobisomem, um vampiro, um monstro de Frankenstein e uma górgona.
A equipe ganhou uma nova minisserie em 2000 nos tempos modernos, interagindo com vários personagens do universo do Superman, e uma mais recente durante "Os Novos 52", com Frankenstein, Agent of S.H.A.D.E. Espero que aqui seja uma loucura meio Hellboy com o humor visto em O Esquadrão Suicida.
Waller
Uma série para TV estrelando a Amanda Waller, vulgo a única personagem FODA dos filmes do "universo zoneado", e com a dona da porra toda Viola Davis de volta no papel! Nessa série ela vai estar junto com personagens vistos na série do Pacificador.
Nos quadrinhos a Amanda Waller apareceu primeiro em Lendas #1 de 1986, criada por John Ostrander, Len Wein e John Byrne, sendo a mentora do Esquadrão Suicida e do Projeto Cadmus. A personagem conquistou os fãs ao longo dos anos com sua personalidade forte e recebeu adaptações em diversas mídicas, como no desenho da Liga, nas séries Smallville, Arrow e até no fracassado filme do Lanterna Verde.
Superman: Legacy
Anunciado como o primeiro grande projeto do novo universo DC, um FUCKING FILME DO SUPERMAN ESCRITO POR UM BOM ESCRITOR! O próprio Gunn, no caso. Sim, estou muito empolgado pois o Super é meu personagem favorito e agora tem chance de um filme bom depois das merdas explosivas que foram MoS e BvS.
Nos cinemas em 11 de julho de 2025 (nota mental: não morrer até lá), o novo filme não deve ser uma historia de origem, e sim uma aventura onde o Superman deve equilibrar seu lado humano e sua origem alienígena.
Lanterns
Uma série para o HBO Max focada nos Lanternas Verdes Hal Jordan e John Steward, apresentada como uma aventura de policiais espaciais misturada com True Detective (lol), a série se passará na Terra, mostrando os heróis investigando um mistério que vai servir de base para um arco de historias maior nos filmes.
Nos quadrinhos, A Tropa dos Lanternas Verdes é uma equipe de patrulheiros intergalácticos que apareceu pela primeira vez em Showcase #22 (Setembro de 1959), onde o personagem Lanterna Verde sofreu um reboot, com a primeira aparição de Hal Jordan.
The Authority
Isso eu claramente esperava do James Gunn, pelo gosto dele por grupos de personagens problemáticos (e porra louca mesmo), são personagens do universo Wildstorm, selo que foi comprado pela DC Comics, e hoje se passam no mesmo universo, com esse filme Gunn pretende trazer algo bem diferente pro gênero de "filme de super herói".
Nos quadrinhos, o Authority é uma equipe focada em cumprir com sua obrigação em fazer o que é certo, de qualquer maneira, não importa o quão errada seja, chegando a usar suas habilidades sobre-humanas para ignorar leis internacionais e a soberania nacional de qualquer país. A série foi criada em 1999 por Warren Ellis (de Hellblazer) e Bryan Hitch (de Vingadores Ultimate).
Paradise Lost
Uma série na pegada de Game of Thrones que vai mostrar as origens da Ilha Paraíso, ou Themyscira como também é conhecida.
Nos quadrinhos Themyscira é o lar das amazonas, uma sociedade de mulheres guerreiras imortais governadas pela rainha Hipólita. Um quadrinho homonimo foi lançado em duas partes em 2003 e conta a historia de uma rixa entre Diana e Hippolyta que se transforma em uma guerra civil, com várias facções em Themyscira disputando o controle.
The Brave and the Bold
O Batman do universo principal será apresentado junto com Robin, que será Damian Wayne, mostrando uma historia de familia e dando o pontapé inicial na BatFamilia nos cinemas.
Nos quadrinhos, O Bravo e o Audaz, foi lançado em 1955, e era focado em juntar duplas de personagens da DC diferentes em cada edição para aventuras em conjunto. Com o passar dos anos a série foi retornando e se focando em tentar trazer personagens mais antigos novamente. O Batman já ganhou uma animação infantil chamado Batman: Bravos e Destemidos, com a mesma ideia, colocando o Batman pra se unir a diversos heróis da DC Comics em várias aventuras.
Mas o filme será inspirado no arco de historias do Grant Morrison chamado 'Batman & Robin', de 2019. Nesse arco Bruce Wayne havia morrido, e Dick Grayson acaba assumindo o manto de Batman enquanto tenta colocar Damian na linha como Robin para o ressurgimento de uma nova dupla dinâmica em Gotham, eu gostei bastante, porém não sei se vão usar Dick ou Bruce nesse filme.
Booster Gold
O Gladiador Dourado vai ganhar uma série para TV de humor baseada nesse cara que é um perdedor no futuro, e rouba tecnologias pra voltar no tempo e ser um grande herói amado no passado (que é o tempo presente da DC). A série vai sair no HBO Max.
Nos quadrinhos o Gladiador Dourado já apareceu na sua revista própria, Booster Gold #1 em fevereiro de 1986. O personagem já foi membro da Liga da Justiça além de ter diversas versões fora dos quadrinhos, como no desenho da Liga, em Smallville e no Arrowverso.
Supergirl: Woman of Tommorow
FUCK YEAH, além do Superman já temos a Supergirl finalmente ganhando o destaque na tela grande, pelo que foi dito, será uma adaptação direta do arco Woman of Tomorrow, escrita pelo Tom King em 2021, como um filme épico de ficção cientifica no espaço!
A Mulher Do Amanhã traz uma Kara Zor-El que passou por muitas aventuras épicas ao longo dos anos, mas hoje acredita estar sem propósito. Aonde quer que vá, as pessoas só a veem como prima do Superman. Até que tudo muda, quando uma garota alienígena a procura para uma missão de vingança contra os vilões que exterminaram seu planeta. Agora, uma kryptoniana, um cachorro e uma criança com o coração partido partem para o espaço em uma jornada que mudará suas vidas para sempre.
Nos quadrinhos a "prima do Super-Homem" foi criada em 1972, em Adventure Comics, e ganhou espaço de lá pra cá recebendo um filme bem ruinzinho em live action, aparecendo no desenho do Super e ganhando uma série no Arrowverso bem legal.
Swamp Thing
O último projeto anunciado foi O Monstro do Pântano, um personagem bem mais sombrio e interessante em diversos níveis, o filme será uma historia de origem, que estará ligada aos eventos dos outros filmes da DC.
A primeira série foi de 1972 a 1976, totalizando 24 edições. Nela o Monstro do Pântano enfrenta o mal ao seu redor, enquanto procurava um meio de reconquistar sua humanidade.
Estes foram os projetos anunciados hoje e, galera, eu tô hypado demais! A DC sempre foi minha segunda casa, os personagens e as historias fazem parte de toda a minha vida, e pode parecer bobo, mas ver um projeto mais bem estruturado sair do papel me dá mais alegria de verdade, eu nem achava mais que gostava tanto assim desses filmes de herói, mas parece que o jogo mudou agora.