Ano passado eu falei desse filme da Disney que apareceu, aparentemente, do nada, já que quase não teve divulgação decente, e os trailers foram tão fracos que eu só entendi a historia do filme assistindo ele, e felizmente tive uma grata surpresa!
Mundo Estranho tem toda uma estética de gibis de aventura antes dos super heróis, como o Fantasma, e séries de cinema antigos como Flash Gordon, e usa isso pra trazer uma aventura à moda antiga cheia de desafios e perrengues para os nossos heróis, mas com uma narrativa moderna afiada e que fala sobre problemas familiares.
No filme acompanhamos a família Clade, uma família tradicionalmente de exploradores, o lendário Jaeger Clade e seu filho Searcher são aventureiros, mesmo que Searcher prefira tomar outros rumos na sua vida do que passar meses a fio explorando terras desconhecidas, eles vivem na terra de Avalonia, que é toda circundada por uma cadeia de montanhas que ninguém jamais conseguiu ultrapassar.
A historia começa mesmo quando Jaeger resolve partir numa missão para ir além das montanhas, mas seu filho Searcher, após encontrar um estranho tipo novo de planta que energia elétrica, volta para Avalonia. Anos se passam, o garoto se casa, tem um filho, só que agora ele precisa voltar a suas origens de explorador para salvar sua vila de um problema com a tal planta, é aí que ele, com sua família, vão parar no tal Mundo Estranho.
Eu também não quis dar muito spoiler da trama porque ela realmente merece ser experimentada sem saber muita coisa, é uma historia tocante sobre relações familiares entre pais e filhos, e fala com muita leveza sobre temas como crescimento, independência e homossexualidade. Assim como muitos filmes recentes da Disney e da Pixar, nem um vilão o filme tem, coisa que o filme até zomba, temos aqui conflitos e desafios, que giram no tema de entender o mundo do próximo.
Não é um filme "nooossa que sensacional", nem vai mudar sua vida, mas tenho certeza que vai divertir bastante, e seus temas realmente me tocaram, então recomendo demais!