Há um tempo atrás eu fiz uma matéria sobre a Embracer Group, uma empresa de games que se focou em comprar um monte de estúdios e IPs, seus braços foram tão longe que além de estúdios gigantes ou tradicionais como Gearbox e Crystal Dynamics, como falei aqui: A Embracer Group é dona do que? (etudobiscoito.com) eles compraram até Senhor dos Anéis Embracer Group compra Senhor dos Anéis no seu plano de dominação mundial (etudobiscoito.com).
Só que o dinheiro secou, a Embracer parece usar a mesma estratégia que a Uber usa nos seus negócios, pegar um monte de dinheiro dos investidores e esperar que um dia dê lucro, esse ano a empresa anúnciou que um acordo de 2 bilhões de dólares com a Savvy Games Group, do governo da Arabia Saudita, não deu certo, e como eles estavam usando esse dinheiro que não existia pra fazer seus jogos, rolou um passaralho geral na empresa.
Diversos games foram cancelados internamente, e empresas já foram fechadas, começando pela Campfire Cabal, que havia sido criada recentemente, em setembro de 2022, ia fazer jogos de "RPG narrativos".
O próximo da lista foi a Volition, empresa de milianos no mercado, criadores de Red Faction e Saints Row, inclusive o fracasso do reboot de Saints Row foi o que causou o fechamento do estúdio.
E agora saiu na Reuters que a Embracer está pensando em vender um dos seus maiores estúdios, a Gearbox, que vem se expandindo nos últimos anos. A Gearbox deve ou ser vendida ou se tornar independente num futuro próximo.
Vamos ver o que vai acontecer nos próximos capítulos, sempre é complicado ver um conglomerado tão grande de empresas assim, tantos estúdios e IPs nas mãos de poucas pessoas e de apostas arriscadas, estúdios clássicos podem fechar a qualquer momento, são tempos difíceis na indústria dos videogames.