Quero começar esse texto dizendo que eu amei o filme, de verdade. Assim como o primeiro, ele é diferente dos outros filmes de herói em geral pela importância que dá aos conflitos pessoais dos personagens, são crianças adotadas, crianças que ninguém queria, e que vivem cheias de medos e preocupações, com elas e com os outros, tudo o que eles tem é a sorte de encontrar pais maravilhosos, mas a família não tem grana pra pagar a casa, pra comprar o material escolar, e ao mesmo tempo eles se importam de verdade com a cidade, que mesmo depois de ter virado as costas pra eles, querem proteger as pessoas que vivem lá a todo custo.
E isso sem perder o que fazia o herói ser o quadrinho mais vendido nos EUA quando ele foi lançado, com bom humor, sem cinismo, carisma dos personagens e vilões divertidos. Sem contar que o diretor, o mesmo de Annabelle 2 e Lights Out, continua colocando o peso de um filme de terror nas cenas que precisam, os monstros realmente matam as pessoas, os atos tem consequências diretas, e que perduram no filme pra mostrar pro público esse peso.
Minha única critica negativa na verdade é, como já disse no título, o filme é "grande demais", não a duração do filme em si, mas ele sofre um pouco do problema que sequências de filmes grandes assim sofrem, o estúdio acha que precisa ter mais ação, mais explosões, mais destruição, então achei as cenas de ação de Shazam 2 um pouco longas demais pro seu próprio bem, do meio pro final do filme eu queria ver a relação entre os personagens, mas tudo ficava meio que girando entre o dragão voando pela cidade. Pelo lado positivo as porradarias são boas, usam bem os poderes dos personagens, principalmente das vilãs, mas deveriam ter sido um pouco menores pra dar um ritmo melhor pra historia, na minha opinião, claro.
O filme também é uma festa pra quem é fã do Capitão Marvel e da DC, com muitas referencias, easter eggs, sem contar que a principal participação especial, diferente do Superman no filme anterior, acaba sendo muito importante pra historia, e inclusive serve pra um futuro promissor do universo DC se eles quiserem levar o plot pra frente.
Eu conheci o personagem nos anos 2000, nas revistas da Sociedade da Justiça, que ele participava, e mesmo com meu conhecimento limitado senti uma baita felicidade e nostalgia, vi com minha irmã, quem não faz a menor ideia de quem são personagens da DC ou da Marvel, mas ela amou o filme mesmo assim, então acho que funciona pra quase todo mundo!
Em resumo, Shazam! Fúria dos Deuses é um filme extremamente divertido, novamente com uma vibe "filme de aventura pra familia dos anos 80/90", com um elenco carismático, ótimas referencias ao universo DC, e uma historia que realmente tem coração, altamente recomendado.