Assisti o filme novo do Thor esses dias e ele segue a formula Marvel com um toque de personalidade do Taika Waititi, mas infelizmente perde a mão no humor e não segura firme no drama.
É um filme muito divertido, eu ri bastante, e achei bem legal a dinâmica entre o Thor e a Jane Foster, o reinado da Valquíria, e um vilão muito bem interpretado pelo Christian Bale, interpretação alias que salva o vilão de ser genérico demais.
O problema é que falta peso emocional, eu sempre digo que uma boa comédia tem que ser igual Debi e Loide, do Jim Carrey, nesse filme temos 2 personagens completamente inúteis em situações esdruxulas, mas que se mantem num trilho pelo lado emocional do protagonista, a busca pelo que ele deseja, e é algo constante o filme inteiro, mantem um pé na realidade. Em Thor ele fica variando entre ser um completo idiota e um cara centrado que tem o controle da situação, então por mais criativas que sejam suas aventuras, o deus do trovão não sai do nível "filme ok" em sua mais nova aventura.
Fica o destaque para ótimas cenas de ação e todo o arco da poderosa Thor, mais um filme divertido da Marvel pra agraciar nosso meio de ano. Mas eu preciso contar um spoiler aqui pra vocês sobre um detalhe que me incomoda demais, então os próximos parágrafos serão cheios de spoilers do filme ok? ok!
O filme inteiro me pareceu muito mal encaixado, como se tivessem mais cenas e mais momentos que foram cortados, deixando várias pontas soltas na narrativa, e o maior insulto de tudo é no final do filme, onde o Thor faz uma magia para que um grupo de crianças receba seus poderes, então toda a molecada cai na porrada contra os monstros da sombra do vilão. A explicação para essa "novo poder" do Thor não está no filme, ele durante as 2 horas de aventura nunca aprendeu a fazer isso, então como ele tirou essa ideia da bunda pra resolver a trama?
A resposta está numa cena lá pelo começo, onde num flashback sobre o relacionamento do Thor com a Jane, vemos que ele, sem querer, fez essa magia, ordenando que o Mjolnir protegesse a Jane caso algo aconteça com ela, fazendo com que o martelo desse pra ela os poderes de Thor quando ela fica com câncer. Eu tenho certeza que existia alguma cena ou momento onde o Thor aprendia isso, mas como foi cortada do filme, agora ele não sabe como ela ganhou os poderes, e resolveu dar poderes pras crianças porque... sim.
Ufa, muito bom tirar isso do peito, mas e vocês, que acharam do filme? Eu recomendo, dá pra passar o tempo legal e dar boas risadas, mas não espere nada perto de... Debi e Loide.