A Sony vem tentando colocar coisas diferentes nos seus joysticks desde o PS3, primeiro com o sensor de movimento, e depois com o touch pad. Duas coisas legais, mas pouco utilizadas em gameplay, o touch pad eu não me lembro de usar em nenhuma forma interessante em jogo nenhum, já o sensor de movimento eu uso direto para escrever no console, o que é muito pratico, mas também nada com jogos.
E agora temos o tal do DualSense, e pra matar minha curiosidade, o Geoff Keighley fez uma propaganda pra Sony esses dias jogando a demo de um jogo de aventura chamado Astro's Playroom, até bem divertido, e mostrando o que o controle faz, olha só:
E, bom, é basicamente o mesmo controle do Playstation 4, com o microfone embutido, touch coisa e tal, mas com a vibração "HD" igual a do Nintendo Switch, o que é bem... ok, sei lá. Eu não sei o que esperava, mas isso realmente só me faz pensar no quanto a vida da bateria interna será curta igual no PS4, onde aquela lanterna completamente inútil nas costas do controle consome a bateria tão rapido quanto o Game Gear consumindo pilhas.
Em resumo, acho ruim quando uma empresa fica criando hype para coisas tão comuns quanto simples features do console que foram novidade em 2006, a menos que você esteja fazendo um controle completamente diferente do "normal", como a Nintendo fez no lançamento do Switch, ficar fazendo misterio com um controle "novo" é falta do que falar.